Resenhas

[Resenha] Fazendo meu filme: A estreia de Fani – Paula Pimenta (Fazendo meu filme #1)

01/10/2018

Olá, bom dia leitores!

Nada como começar a semana e o mês com resenha nova, não é mesmo!? A postagem de hoje é dedicada a um livro que há tempos estava na minha wishlist e quando digo tempos me refiro a alguns anos, haha! Fazendo meu filme: A estreia de Fani é o primeiro livro de uma série composta por oito, incluindo os quadrinhos e o especial diário.

Stefanie, ou Fani como prefere ser chamada, é apaixonada por filmes, está no segundo colegial e como todo estudante deste período, repleta de dúvidas com relação a seu futuro. Com o sonho de estudar cinema, ela sabe que terá que lutar muito por isso, já que dificilmente terá o apoio inicial em casa.

A jovem nutre uma paixão platônica pelo seu professor de Biologia e por mais que tente disfarçar, aos poucos ela fica sabendo que muitos alunos já perceberam e entre ligações, olhares e esbarrões, é surpreendida por uma revelação envolvendo tal pessoa. Se não bastasse tal fato, suas amigas ainda tentam lhe convencer que Leo, seu melhor amigo, é apaixonado por ela.

Diante de paixões, amizades novas, conflitos, dramas e estudos, Fani tem sua vida mudada completamente quando recebe a notícia de que fará um intercâmbio de um ano fora do Brasil. Dividida entre uma fase repleta de emoções, novos ambientes e idioma e uma com amizades importantes e um novo sentimento despertado, Fani terá que refletir muito sobre o que realmente quer do seu futuro.

É um graça de livro, a história tem seus pontos fortes e com toda certeza imagino que deva envolver muito mais o leitor que está vivenciando o ensino médio como a Fani. Eu gostei do enredo, até me identifiquei com alguns pontos e situações vividas pela personagem, contudo devo confessar que por se passar em um ambiente bem distante do meu, não me senti tão cativada. Os conflitos narrados, agora na minha idade, me parecem tão banais que pego pensando como a vida é surpreendente e repleta de mudanças. A cada nova fase, idade, passamos por situações das quais achamos que não vamos suportar e a prova de que conseguimos é o passado, uma colcha costurada com recordações boas, sorrisos, risadas, gargalhadas que resultam em dor na barriga e lágrimas, beijos e as não tão boas, choros, dores que a cada ano, mês, dia, minuto, segundo é construída.

Há livros que proporcionam uma melhor experiência em determinada idade, talvez pela proximidade do eu com a personagem ou então, talvez o período em que o leitor esteja vivendo. Quero continuar a série, é claro, fiquei super curiosa para saber como será a experiência de Fani no exterior e como ficará seu relacionamento com um determinado personagem, hihi.

Diagramação 🎬

Que diagramação mais fofa! A edição é cheia de detalhes que simulam conversas por aplicativo de comunicação, e-mails, telefone. Penso que são exatamente estas particularidades que trazem um charme a mais a história!

Trechos de filmes 🎬

Eu A-M-E-I a ideia que a autora teve de anexar a cada começo de capítulo um trecho de filme. Foi ótimo rever diálogos e ficar curiosos com outros até então desconhecidos. Surge até mesmo a vontade de fazer uma super sessão de filme com muita pipoca, chocolate e gordices, haha!

Playlist 🎬

Gostou e ficou curioso para conhecer mais sobre a história? Adquira já o seu exemplar:

Amazon

Saraiva

Boa leitura, beijos!