Resenhas

[Resenha] Chinelo e Salto Alto – Clara Savelli

15/07/2018

Olá, boa tarde leitores!

Depois de alguns meses sem conseguir dar a devida atenção ao blog e uma ressaca literária que não queria ir embora, enfim, vou poder retomar minhas leituras e voltar para este espaço que tanto amo. A primeira história que finalizei foi Chinelo e Salto Alto, da querida autora parceira Clara Savelli.

Bárbara e Rafael tiveram seu relacionamento finalizado de modo abrupto de tal forma que mesmo depois de cinco anos sem se ver, percebem que um sentimento que até então parecia já não existir mais, acaba sendo despertado com um reencontro inesperado.

Diante de tantas mágoas e uma situação mal esclarecida, o casal se reencontra através de um esbarrão no elevador do prédio onde moram, exatamente,  coincidência ou destino, eles moram no mesmo prédio e o que era para durar apenas poucos segundos se torna infinito quando há uma queda na luz que acarreta no desligamento da máquina.

Presos em um pequeno espaço, os jovens que inicialmente tentam se manter calados, percebem que é inevitável e pouco a pouco começam a discutir e relembrar de um passado, passado este que apesar de não poder ser revivido, pode ser guardado e um novo presente e futuro construído.

Que leitura adorável! Foi singular conhecer mais acerca de Bárbara, uma personagem que até então era apenas uma vilã, alguém que não havia ficado nada feliz com o relacionamento de Julie e Arthur, mocinhos de Mocassins e All Stars. Penso que este livro foi fundamental para tornar o universo de livros anteriores (Mocassins e All Stars e Acampamento de Inverno para Músicos (Nem Tão) Talentosos) da autora ainda mais completo e cativante, eu adoro quando personagens secundários são explorados e podemos conhecer melhor seus anseios e gostos. Além disso, como não mencionar o quão agradável foi poder rever um pouquinho dos outros personagens, que inclusive tiveram uma participação super especial.

Apesar de Chinelo e Salto Alto envolver o universo dos livros mencionados anteriormente, os títulos não são sequenciais, o que quer dizer que podem ser lidos em qualquer ordem. O que importa é ler, haha!

A alternância de narradores, ora Rafael, ora Bárbara nos possibilita conhecer a história de tal modo que evita o prejulgamento e aquela famosa dúvida sobre se determinada situação realmente aconteceu da forma mencionada ou não. Este recurso permite ao leitor se sentir muito próximo não somente dos ambientes descritos como também dos personagens.

Por fim, penso que este projeto que a autora desenvolveu ficou singular! Diálogos bem desenvolvidos em um cenário simples e representativo!

Quotes

“A gente pode construir a imagem que quiser. Vestir a máscara que quiser. Falar o que bem entender. Mas sempre tem alguém capaz de destruir todas as mentiras e nos transformar de volta em quem éramos no passado. Derrubar minhas barreiras, pelo jeito, era expertise dele.”

?

“Nem sempre o que a gente mais ama é o que a gente acaba fazendo pelo resto de nossa existência, com carreira, ganha pão e dia-a-dia. Às vezes a gente precisa destruir os planos. Às vezes a gente precisa fazer planos. Mas é uma linha tênue, saca? Entre não fazer o que a gente ama porque tem medo de dar errado e não fazer o que a gente ama porque o que a gente ama é só um hobby.”

?

“Que minhas ações possam te mostrar o que eu não sei mais como te dizer.”

?

“-Mas eu sei que, independente dele, a pessoa certa é você. Se eu tivesse que escolher alguém para marcar minha vida para sempre, seria sempre você.”

Trilha Sonora

Para não perder o costume, a autora selecionou uma trilha sonora incrível para que os leitores possam se envolver ainda mais com o enredo e ter uma experiência completa.

A obra está disponível gratuitamente no Wattpad, não deixem de ler!

Quero aproveitar para compartilhar com vocês sobre o Padrim, uma ferramenta de apadrinhamento que a Clara está participando. Sabemos que não é nada fácil se manter como uma autora nacional e ainda mais quando as obras são publicadas em plataformas gratuitas, por isso o financiamento coletivo tem um papel extremamente importante. Visite o site, descubra um pouquinho mais e ajude esta autora incrível a publicar histórias cada vez mais encantadoras, apaixonantes e com um ótimo toque de humor.

Boa leitura, beijos!