Resenhas

[Resenha] Com todo Amor do mundo – Monaliza Nunes

29/03/2018

Olá, bom dia leitores!

A resenha de hoje envolve o livro Com todo amor do mundo, da autora Monaliza Nunes. Ganhei o título em um sorteio realizado pela Editora Coerência em comemoração ao seu aniversário de dois anos e há tempos estava curiosa para saber mais acerca do enredo.

Elizabeth depois de perder o melhor amigo e grande amor de sua vida de modo trágico e inesperado, começa a escrever cartas para conseguir se reerguer e tentar apaziguar a dor que sente. Mesmo sabendo que o remetente não poderá lê-las e muito menos respondê-las, é nas palavras que ela encontra um pouco de conforto, é como se ele pudesse realmente ouvi-la contar sobre sua infância, momentos especiais que viveu e até recordar simples situações pelos quais passaram enquanto estavam juntos.

Com pouco mais de 160 páginas, capítulos curtos e uma diagramação simples e adorável, o livro conta uma história real, algo que infelizmente todos nós já vivenciamos e/ou vivenciaremos um dia que é a perda de um ente querido, um amor, um amigo e/ou um animalzinho de estimação. A dor sentida pela falta é indescritível, é como se nada mais importasse e o real significado da vida tivesse sido reescrito. A sensação de vazio, a angústia e o medo de não conseguir voltar a “enxergar” as cores e notar o brilho que tudo ao nosso redor possui é o que acaba motivando os mais diversos atos, atos como a terapia, os grupos de apoio e no caso da personagem, a escrita de cartas. Penso que cada pessoa acaba encontrando uma saída para “curar” essa ferida e por mais que as palavras de afeto e carinho dos familiares e amigos tenham o intuito de acalmar e trazer conforto, é somente a própria pessoa e o tempo que conseguirão de fato trazer uma paz e de certa forma a aceitação de que a morte é algo com que precisamos saber lidar e que faz parte do ciclo.

Com todo amor do mundo é uma história simples sem muitas reviravoltas e surpresas que discorre acerca de uma situação real. Mais do que um enredo impactante, penso que o ponto forte desta obra foi o desfecho, desfecho este responsável pela reflexão que o leitor começa a realizar de todas as possíveis dores e perdas que já sofreu. Um final que acaba atingindo o ponto fraco de quem está lendo e que o faz nem que seja por um instante reforçar o quão importante é a vida e como nem sempre a valorizamos.

Por ser um livro bem curtinho, eu iniciei e finalizei a leitura no domingo à noite. Eu confesso que apesar de ter sido uma experiência diferente e de certa forma até surpreendente, porque esperava algo complemente distinto, o que me incomodou um pouco foram alguns erros gramaticais e por ser enredo tão simples, senti falta de um quê a mais!

Quotes

Diagramação

A edição é repleta de pequenos detalhes que conferem charme e encantam!

Amazon Saraiva

Comprando através do meu link, eu ganho uma pequena comissão! 💛

Boa leitura, beijos!