Resenhas

[Resenha] Quando o amor bater à sua porta – Samanta Holtz

20/02/2018

Olá, boa tarde leitores!

A resenha de hoje envolve o livro Quando o amor bater à sua porta, da Samanta Holtz. Eu finalizei a leitura no sábado à tarde e além de ainda estar com coração quentinho, ainda me sinto completamente envolvida com o enredo. Espero conseguir expressar em palavras o quão emocionante, bem desenvolvida e atraente é a obra! Para me acompanhar neste post escolhi a música Garotos, do Leoni, música esta que tem um papel fundamental na história, hihi!

Malu Rocha é uma escritora independente e está tão acostumada com sua rotina que envolve pedaladas matinais, visitas semanais a seu avô e grandes períodos reclusos escrevendo, que se surpreende quando um estranho chamado Luiz Otávio toca sua campainha acompanhado de uma história no mínimo inusitada. O mesmo se apresenta como uma pessoa que sofreu um acidente de táxi, passou dias no hospital em coma e somente se sente melhor agora, mas o que isso tem a ver com a escritora? Ele está com amnésia, perdeu todos os seus pertences no acidente, o motorista infelizmente veio a falecer e somente o que sobrou consigo foi uma quantia em dinheiro e um papel alertando-o sobre uma reunião com a mesma.

Malu inicialmente fica bem receosa e não consegue acreditar muito na história contada, contudo sente que precisa ajudar o rapaz e por isso pede para Rebeca, sua assessora, investigar melhor acerca desta tal reunião. A solução poderia ser resolvida de modo bem simples se a mesma não tivesse perdido todas as informações que estavam armazenadas no computador. Sem poder confirmar a informação dada pelo rapaz, a escritora e sua assessora começam a pensar em novas ideias e quando enfim conseguem pensar em algo, a mesma demanda tempo e é exatamente neste período que a primeira começa a conhecer melhor Luiz.

Diante de um prazo apertado para entregar o novo livro e sem saber qual o melhor o desfecho, Malu aos poucos descobrirá que o rapaz que acaba de entrar em sua vida e que possui o mesmo nome do seu protagonista, sendo obra do destino ou pura coincidência, tem um motivo bem especial para tal, que o amor é mais do que um mero sentimento e que os leitores querem sim ler o “viveram felizes para sempre”, porque afinal, nem sempre isso é alcançado na vida real.

Quando eu comecei a ler este livro eu sabia que encontraria uma história interessante, pois já conheço a escrita da autora e sei o quão cativante a mesma é, contudo pensei que segundo a sinopse acabaria por encontrar um clichê e não imaginaria que encontraria, no entanto, uma história tão fantástica, com descrições extremamente detalhistas que te fazem se sentir no mesmo ambiente e personagens cativantes com histórias e sentimentos tão reais, que fazem o leitor se identificar com alguma característica dos mesmos e/ou até mesmo momentos vividos. Eu me identifiquei demais com a personalidade da protagonista, há frases que sinto que poderia falar o que é no mínimo engraçado, rs.

A assessora de Malu é toda atrapalhada, mas tem um grande carinho e afeto pela autora, tanto que é a fã número 1 que sempre está próxima para apoiá-la e ajudá-la no que for preciso. O avô da escritora, um senhor de 98 anos, é um amor, um personagem que possui uma grande importância na história e que envolverá o leitor com suas histórias do passado, conselhos e que poderá até mesmo arrancar do mesmo algumas lágrimas. Eu teria muito mais pontos para mencionar e discorrer, contudo não devo, pois de certa forma são repletos de spoilers, mas de forma geral, há trechos tão significativos que fazem a pessoa que está lendo refletir e viajar para um novo mundo, um mundo onde as palavras tem força, a natureza está presente e os pequenos detalhes da vida são observados e considerados.

A melhor leitura de 2018, simples assim! Eu fiquei tão envolvida com o enredo que mal percebi as horas passarem e nem os acontecimentos que estavam a minha volta, foi uma experiência singular, começando pela adoração à bela arte de capa, a escolha da trilha sonora e as significativas ilustrações até os trechos marcantes, as situações inesperadas e a apaixonante história de uma escritora que descobre pouco a pouco o que é o tão falado e às vezes banalizado sentimento chamado AMOR! Eu ainda estou muito imerge e extasiada com tudo que li, porque em determinados trechos pensei que encontraria um clichê e o que aconteceu foi exatamente o contrário, a Samanta adicionou tantos detalhes inusitados e com propósitos bem definidos que a trama ficou muito bem preenchida e nada óbvia! O desfecho, bem, penso que será um final que agradará tanto os corações mais melosos como os congelados, haha! (O meu é quase uma pedrinha de gelo e confesso que derreteu um “poucão”, hihi) Por fim, eu terminei a leitura no sábado, mas já quero reler, estou morrendo de saudades dos personagens, acreditam?!

Quotes ?

O livro é repleto de bons e reflexivos quotes e confesso que se pudesse colocaria todos aqui, mas tornaria o post cansativo e poderia sem querer acabar revelando algum spoiler por engano, por isso fiz uma seleção, me controlei e espero que gostem, hihi! (Foi muito divertido e gostoso rever cada quote e organizar as composições)

Trilha Sonora ?

Eu mal pude acreditar quando abri o livro e encontrei na primeira página, página esta que antecede o primeiro capítulo, a trilha sonora que autora criou para os leitores que gostam de acompanhar a história com música.

Que trilha maravilhosa! Penso que a experiência literária se tornou ainda mais completa e envolvente! Agora toda vez que ouvir uma das músicas citadas, meus pensamentos se voltarão para a doce Malu e o apaixonante Luiz Otávio.

Diagramação ?

Como não começar mencionando essa arte de capa incrível?! Os tons e o contraste entre a ilustração e as fontes tornaram a edição muito atraente aos olhos e com uma marca própria, já que basta olhar para a mesma para reconhecer na hora, hihi! As páginas são amareladas e as fontes possuem um tamanho adequado para uma leitura confortável! O livro possui orelhas e ao início de cada capítulo e entre o enredo encontramos pequenas ilustrações que conferem um charme a mais à edição!

Por fim, só posso recomendar muito e pedir para quem adicionem JÁ este livro na listinha, hihi! Tenho certeza que terão uma experiência memorável! Muito obrigada pela bela história, Samanta! Que você tenha sempre muita inspiração e que nos presentei com mais histórias tão e/ou mais encantadoras como esta!

Amazon Saraiva

Comprando através do meu link, eu ganho uma pequena comissão! ?

Boa leitura, beijos!