Resenhas

[Resenha] O Presente – Cecelia Ahern (Especial de Natal #1)

13/12/2017

Olá, boa tarde leitores!

Da mesma forma que fiz ano passado, este ano selecionei alguns livros que envolvem o Natal para ler durante o mês de dezembro. O primeiro escolhido foi O Presente, da Cecelia Ahern. Ganhei o mesmo ano passado em um sorteio e fiquei o ano todo me segurando para não ler antes do mês natalino, haha!

Em O Presente, conhecemos inicialmente a história de Raphie, um sargento de polícia e O Garoto do Peru, um garoto que justamente no dia de Natal resolve jogar um peru congelado pela janela da casa de seu pai. O garoto toma tal atitude, pois não aceita muito bem a separação de seus pais e o sargento enquanto espera a mãe do jovem aparecer para buscá-lo e para tentar apaziguar a situação, sugere contar uma história. O Garoto do Peru apesar de continuar mal-humorado e relutar um pouco, aceita ouvir, até porque decide que é melhor do que ficar sozinho. Raphie ainda que um pouco incomodado e sabendo que talvez pode não ser uma ótima ideia, decide contar-lhe a história de Lou Suffern.

Lou sempre foi um empresário super atarefado, fazia questão de anunciar sua máxima eficiência ao assumir vários compromissos, ser o primeiro e último a chegar no trabalho e em muitas situações deixava a família em segundo plano, apenas para poder ser reconhecido como o melhor profissionalmente. Em meio a horários apertados, o mesmo ainda arrumava tempo para se encontrar com outras mulheres e sequer se importava com a mulher e os filhos.

Sua vida começa a mudar quando ele encontra Gabriel, ou Gabe, como prefere ser chamado. Gabe é um morador de rua e apesar de poucas pessoas prestarem atenção em si, ele é observador e graças a essa característica acaba atraindo a atenção de Lou. Logo que se conhecem, o empresário sente que o morador tem algo a mais, algo que pode lhe ajudar a conseguir o tão sonhado cargo de liderança e por isso lhe arranja um emprego na mesma empresa que trabalha, como entregador de correspondências. Com o passar do tempo, Gabe se torna cada vez mais presente e próximo de Lou, o que acaba incomodando o último que chega até mesmo a repensar a atitude de ter lhe arrumado um emprego. A confiança de Lou em Gabe somente começa a se firmar quando ele percebe que o ex-morador parece saber mais da vida e que não está presente apenas por um simples motivo. Gabe ajuda o empresário de diversas maneiras: entrega sua correspondência, conversa e até mesmo o salva de dirigir embriagado. Porém, apesar de todos as ajudas, conselhos e avisos, Lou se sente confiante demais e ao invés de prestar atenção ao que Gabe lhe diz, acaba se envolvendo em uma situação que dinheiro nenhum pode resolver, uma situação irreversível!

Quotes

Diagramação

As fontes do título e o nome da autora são em alto relevo e a arte de capa possui cores contrastantes e uma imagem que apesar de simples é muito significativa! A edição possui orelhas; as folhas são amareladas e mais grossas; as fontes possuem um tamanho bom que garante uma leitura confortável ao leitor e ao início de cada capítulo e no rodapé de todo o livro há pequenas ilustrações que trazem um charme a mais para a edição!

OMG!!! Que história foi essa, produção??? A escrita da Cecelia é muito fluida e com isso o leitor vai se deixando levar pouco a pouco pela história até o desfecho que é quando percebe que seu coração foi despedaçado, porque siim, os acontecimentos finais ensinam uma lição extremamente importante, mas de forma tão devastadora que se você for um leitor mais sensível já prepare o estoque de lencinho, porque vai usá-lo inteiro!

É a terceira experiência que tenho com uma obra da autora, a primeira foi P.S. Eu Te Amo e na verdade eu não cheguei a ler,  eu assisti ao filme e também coincidentemente na época do Natal e foi tão marcante! Lembro que no dia estava sozinha, meus pais haviam saído e ao terminar de assistir ao filme fiquei completamente sem reação, sem saber como lidar com a situação exposta, porque apesar de apresentar um enredo bonito, a história é tão triste e impactante! Confesso que não consegui assistir novamente, até tentei, mas abandonei todas as vezes e exatamente por isso penso que os leitores do Nicholas Sparks vão gostar do livro, pois assim como os enredos que o mesmo cria que consomem caixas e caixas de lenços, este aqui vai tocar seu coração e mais, ele vai te fazer pensar, pensar e pensar na vida de uma maneira diferente, vai te mostrar que não sabemos se existirá o amanhã e que precisamos SEMPRE viver intensamente cada minuto da melhor forma e estar em paz com nossos familiares.

Boa leitura, beijos!