Resenhas

[Resenha] Save The Date – Natalia Oliveira

09/12/2017

Olá, boa noite leitores!

A resenha de hoje envolve o livro Save The Date, da autora parceira Natalia Oliveira. Como cheguei a mencionar anteriormente, já havia lido o livro no Wattpad um tempo atrás e me encantado pelo romance e ao reler senti tudo novamente, foi adorável!

Eu sou completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito e quando descobri que este livro tinha um quê do clássico fiquei atraída e bem curiosa, não pude resistir, hihi!

Em Save The Date conhecemos a história do casal Lizzie Bennet e Darcy Willian, isso mesmo, os mesmos nomes dos protagonistas do famoso clássico Orgulho e Preconceito. Os personagens receberam tais nomes, pois seus familiares sempre foram muito fãs da autora Jane Austen e suas obras, tanto que no caso de Lizzie, seus irmãos também receberam nomes baseados em obras clássicas. E então o porquê de não chamarem Elizabeth e Fitzwilliam Darcy? Simplesmente porque em ambos os casos o desejo dos pais era que seus filhos fossem conhecidos e chamados pelos nomes dos personagens, igualzinho na obra.

Apesar de Lizzie e Darcy terem se sentido um tanto quanto atraídos desde o primeiro momento que se conheceram, a ideia inicial de Darcy ao empregar uma moça com o nome Lizzie é meramente profissional, ele pensa que por já ter uma empresa, cujo o nome é P & P (Pride & Prejudice) e por seu nome ser Darcy, “arrumar” uma Lizzie será a solução perfeita para atrair mais clientes, contudo, o bonito empresário com rostinho de Superman não esperava que a jovem a aparecer fosse alguém que faria seu coração bater mais forte.

Em meio a traições, desconfianças, pressões e inseguranças,  Lizzie e Darcy passarão por algumas situações que o farão repensar acerca do casamento que está a poucos meses de acontecer. Será o orgulho o sentimento que predominará nesta união ou será que o amor vencerá?

Ao finalizar Save The Date, o leitor sente que talvez seja possível vivenciar uma história igual a dos livros e que haverá sim momentos não tão agradáveis e que eles fazem parte da vida, assim como os belos e divertidos. Os nossos crushes literários também possuem defeitos, defeitos estes que nem sempre são descritos, mas que existem e precisamos sempre nos lembrar disso ao conhecer alguém. Não há pessoas perfeitas e são exatamente as imperfeições que diferem um indivíduo do outro e que permitem a existência da atração entre os casais. Imagina só que chato seria se todos fossem iguais! Depois desta leitura passei a acreditar que talvez exista por aí um Mr. Darcy, ou um Daemon, Romeu, Aaron Warner, Khalid Ibn Al-Rashid, Ian, hahaha!

Adorei o fato dos capítulos serem alternados, ora história atual e ponto de vista de ambos os protagonistas, ora postagem do blog do casamento, porque sim, a noiva ao fechar o contrato para a festa, ganha um site com blog, que ela o transforma em um refúgio para fugir de todo o estresse da cerimônia e também para compartilhar histórias suas com Darcy, como por exemplo a maneira pela qual se conheceram, o primeiro encontro e outras situações marcantes.

Eu amo a música A Thousands Years, da Cristina Perri, sempre que ouço me recordo da saga Crepúsculo ou pelo menos era o que acontecia até ler este livro, hihi! Acredita que a mesma é música tema do casal principal?! Siiim, eu li o último capítulo com ela de fundo e que combinação perfeita!

10 Curiosidades sobre Save The Date:

A ideia da história surgiu quando a autora leu O Diário Secreto de Lizzie Bennet. (Também já li e é ótimo! Ainda quero ler a continuação, hihi!)

O Superman nunca foi cogitado para a história, entretanto quando a autora descreveu D. ele surgiu e naturalmente amamos o resultado. (Muito, fiquei a história toda imaginando o personagem com as características de tal, haha!)

Na primeira ideia que a autora teve, a história se passaria em uma favela, mas como a mesma não tinha muitas referências suficientes para ambientar uma, criou outro universo.

♥ Antes de Save The Date, a autora somente havia escrito prosa na escola e no ENEM há muitos anos.

♥ Save The Date era para ser um livro único, contudo até agora há previsão de 2 spin-offs e uma continuação. (Ebaaaa, já quero!)

♥ A inspiração da autora para Lizzie foi Becky Bloom, de Sophie Kinsella.

♥ Save The Date não foi planejada inicialmente para se tornar pública, a ideia era que a mesma fosse apenas um projeto de férias com o intuito exclusivamente de auxiliar a autora a escrever prosa, no entanto, como podem ver, a mesma mudou de ideia.

♥ Existem ao menos seis referências literárias diferentes nos personagens da história.

♥ Assim como a Lizzie, a autora era micareteira. A mesma odeia música eletrônica e ama margaritas.

♥ Na ideia original, D. trairia a Lizzie com Lydia. (OMG!!! Seria imperdoável!)

Booktrailer:

O livro completo ficará disponível no Wattpad apenas até o dia 12 de dezembro, porque depois irá para a Amazon! Aproveite já o final de semana e conheça esta história recheada de romance, drama e pitadas de humor! 

Não deixe de se cadastrar no site da Natalia para receber novidades, aviso sobre a pré-venda e também para participar de sorteios exclusivos!

Boa leitura, beijos!