Resenhas

[Resenha] Resposta Certa – David Nicholls

22/05/2017

Oii, boa noite leitores!

Faz tempo que estou querendo ler algum livro do David Nicholls e assim que fui presenteada com este título, não tive dúvidas de que precisava ler o quanto antes. Posso adiantar que me surpreendi, é uma leitura repleta de humor e referências.

Brian Jackson acaba de entrar para a faculdade de Letras. Em seu primeiro dia, conhece a bela Alice, uma jovem que arranca suspiros por onde passa. Ele acaba se apaixonando pela mesma e apesar dos esforços para lhe atrair a atenção, apenas consegue ser motivo de piada diante dos demais. O jovem se esbarra com ela quando descobre em um quadro de avisos que será realizado o Desafio Universitário, um programa de televisão que consiste em perguntas e respostas. Brian mal pode acreditar que enfim realizará seu grande sonho, um sonho que foi dividido com seu pai por muito tempo.

“Por que você acha que os livros são as primeiras coisas que os fascistas queimam? Você precisa aprender a se defender melhor — e sai trotando pelos degraus para desaparecer na noite.”

Quando chega o dia da prova de classificação, Jackson tem a oportunidade de não somente conversar com Alice, como acaba sendo atraído pelo charme mais uma vez e lhe passa algumas respostas. Resultado: Ela passa e ele não, por uma diferença mínima.

“Então, talvez seja melhor pensar numa conversa como atravessar uma rua: antes de abrir a boca, dar um tempo, olhar para os dois lados e considerar com cuidado o que estou prestes a falar. Se isso quer dizer que a minha conversa ficaria um pouco lenta e forçada, como uma ligação telefônica transatlântica, se significa passar um pouco mais de tempo parado no meio-fio da conversa metafórica, olhando para a esquerda e para a direita, que seja, porque está claro que não posso continuar tropeçando a esmo no trânsito.”

Destino ou sorte, um imprevisto acontece e Brian consegue entrar na equipe, porém, no decorrer até o tão sonhado dia para participar do desafio, ele precisará lidar com amores não correspondidos, ressacas, amizades antigas e acima tudo, consigo mesmo.

Ao início de cada capítulo há uma pergunta com sua respectiva resposta, achei super interessante, faz o leitor entrar no clima para o Desafio Universitário junto aos personagens. Durante toda a história somos embalados por inúmeras referências musicais e literárias.

Inicialmente não me empolguei com a história, achei um pouco enfadonha, contudo, com o decorrer do enredo fui me envolvendo com os personagens, dei boas risadas e fiquei super curiosa para saber a respeito do desfecho de Brian, que a propósito, foi perfeito, hahaha!

Boa leitura, beijos!