Sinopses

Nós 4 – João Anzanello Carrascoza e Vivina de Assis Viana

10/04/2016

Editora: Autênticanos4

Páginas: 128

A internet é uma ferramenta brilhante que encurtou distâncias e permitiu às pessoas de todo o mundo a comunicação em tempo real. Este é o caso de Rafa e Juju, dois jovens apaixonados que trocam mensagens a distância. Os adolescentes são os protagonistas de um dos lados do romance juvenil “Nós 4”, lançamento da Autêntica Editora, resultado da parceria dos amigos João Anzanello Carrascoza e Vivina de Assis Viana, que escreveram a obra totalmente por e-mail. O livro é composto por duas trocas de correspondência independentes (porém ligadas) entre dois pares de amigos.

Tudo começou na Rua 24, em Curitiba, em 1994. João e Vivina estavam passeando quando surgiu a ideia do projeto e, desde então, nunca mais tocaram no assunto. Até que em 5 de fevereiro de 2009, João enviou um e-mail para a amiga com o primeiro capítulo da obra, que traz Juju e Rafa, vizinhos em São Paulo, dois adolescentes que se gostam e são muito próximos. Mas, devido à mudança da família de Rafa para os Estados Unidos, são separados e obrigados a manter contato apenas por e-mail. Na troca de mensagens, os dois relatam suas experiências, expõem suas ideias sobre a vida e mostram todo o afeto que os une, mesmo a distância.

Do outro lado do livro, conversas dos autores registram o andamento da história. Vivina e João deixam claro que este livro é escrito a quatro mãos e que uma narrativa escrita assim tem mão dupla. Os autores participam ativamente das mensagens do casal adolescente. Vivina justifica seus atrasos nas respostas, assim como Juju. A menina cita João Carrascoza quando vai com seu pai ao lançamento do livro A vida naquela hora, do autor. Tudo se conecta, e tudo é feito para manter a amizade, pois “a amizade é um amor que nunca acaba”, como diria a amiga de João. Ao mesmo tempo, os dois autores mostram um pouco de seu cotidiano, alguns aspectos de suas vidas e a imensa amizade, admiração e carinho que os une.

Fisicamente, o livro começa dos dois lados. A correspondência entre Juju e Rafa de um lado, enquanto a correspondência entre Vivina e João começa do outro, o que faz com que os dois “blocos” de mensagens terminem no mesmo ponto, ou seja, no meio do livro – que tem duas capas. A diagramação é original, reproduz visualmente os e-mails e a linguagem remete à netspeak, fala da rede, apropriando-se de abreviações e emoticons. As ilustrações de Christiane Costa são colagens feitas a partir de fotos do acervo pessoal dos dois autores e de cenas e figuras capturadas na internet.

Boa leitura, beijos! ♥