Sinopses

Truques da escrita: Para começar e terminar teses, livros e artigos – Howard S. Becker

15/12/2015

Editora: ZaharTruquesDaEscrita_0

Páginas: 256

Estudantes e pesquisadores escrevem sob a pressão dos prazos e da obrigação de impactar. Para evitar o temido bloqueio criativo e um tom acadêmico pretensioso, o experiente sociólogo Howard S. Becker compilou suas valiosas dicas e considerações no livro Truques da escrita − um clássico que a Zahar torna enfim disponível, em edição revista e prefaciada pelo autor com exclusividade para o leitor brasileiro.

Becker reconhece que o processo nem sempre é fácil. No entanto, ele expõe com toques de humor as falhas e vícios acadêmicos como a verborragia, o abuso da voz passiva e o uso de expressões longas (por exemplo, “a máquina pela qual” em vez de um simples “como”). Mas todos esses mecanismos fazem parte da estrutura social da redação acadêmica − e é aí que se encontra a chave para domar o medo da bibliografia, a opinião dos professores ou a comparação com os colegas.

Sensível, divertido e inteligente, Becker apresenta suas ideias reunidas ao longo de décadas de pesquisa, escrita e ensino. A mensagem do autor é direta: “a única maneira de começar a nadar é entrando na água.

Se interessou pela história?

Leia um trecho: Truques da escrita.

Boa leitura, beijos! ♥